
Só existiram quatro Beatles no Mundo. Apenas um Elvis e nada mais. Apenas um ser humano no planeta inteiro pode ser o Alexandre Pires (tá, ainda bem). Apenas um homem foi Lester William Polfus, mais conhecido como Les Paul.
O gênio partiu no último dia 13 de agosto deixando para nós a primeira guitarra de corpo sólido do planeta. De acordo com a própria Gibson, Les Paul queria um instrumento que não contasse com a reverberação da madeira e captasse apenas a vibração das cordas.
O que pouca gente sabe, é que o homem é o único que está no Halls da fama do Grammy, do Rock, dos artistas de tv dos EUA e no no Hall of Fame of the Inventors. Este último, ao lado de Thomas Alva Edisson e de Tesla, entre outros.
Tendo, aos 13 anos, inventado a sua própria máquina de gravação revolucionou a maneira como gravamos nossas músicas até hoje.
Em 1948. Les Paul sofreu um acidente (algumas fontes dizem carro, outras avião) e convenceu o médico que o engessou a fazer isso com o braço na posição de tocar guitarra. Os médicos acreditavam que ele nunca mais tocaria outra vez. Ao se recuperar, Les Paul ainda ganhou Grammys, discos de ouro e nunca mais parou.
Voltando ao início do assunto, apenas dois homens no mundo criaram guitarras de verdade. Les Paul e Leo Fender. Os outros todos correm atrás. Ou você ainda acredita que Ibanez é guitarra de verdade? Ó, coitado!
Flávio Petit nunca teve uma Les Paul de verdade. Os usuários de Ibanez que quiserem xingá-lo podem fazer isso pelo www.twitter.com/flaviopetit
Agradecimentos ao Maurício pelas informações adcionais.
2 comentários:
uma coisa...a Les Paul não foi a primeira guitarra de corpo sólido, a Fender Telecaster foi a primeira, lançada em 1949 enquanto a Gibson lançou a Les Paul em 1952
Na verdade, consta que o Les Paul mostrou a guitarra pra Gibson antes da Fender lançar a sua. A Gibson estava mais interessada em vender as semi-acústicas. Quando a Fender lançou a Tele, eles o chamaram para que lançassem a Les Paul.
De qualquer forma, vou olhar isso melhor.
Abraço.
Postar um comentário